terça-feira, 6 de outubro de 2015

Introdução

1- PLANO DE PROJETO
1.1- ESCOPO
Após diversas discussões entre o grupo e professor, à procura de uma nova ideia que pudesse ajudar o planeta a se tornar mais sustentável, o grupo composto por Luísa Freire, Lucas Junio, Samir Saliba e Matheus Lucca, tendo como inspiração projetos escolares já realizados e uma ONG americana chamada 'Matter of Trust', chegou a uma forma bem interessante de amenizar os danos causados ao planeta: um filtro de óleos à partir de cabelos humanos e/ou animal.
Após um grande derramamento de petróleo ocorrido em 1989, Phll McCrory, observando o quão rápido a penugem dos animais presentes no mar absorvia o óleo, teve a ideia de criar, junto a ONG 'Matter of Trust', diversos tapetes feitos a base de cabelo humano e/ou animal e de fibras vegetais, para serem utilizados como produtos de limpeza de acidentes como o citado.
O grupo, se baseando nessa descoberta científica sobre a característica absorvente dos pêlos biológicos, teve a ideia de construir um filtro separador de óleo e água para casas e pequenas oficinas mecânicas, que seria instalado de forma simples e corriqueira logo após os encanamentos de pias, visando a diminuição do despejo incorreto de resíduos de óleos presentes em panelas, peças mecânicas, talheres e até mesmo pequenas quantidades do líquido em si.
Além da questão de evitar a poluição de rios e mares, o projeto também atinge outras áreas, que seriam: o descarte incorreto do cabelo de barbearias, e a utilização dos restos do filtro, como futuro fertilizante natural. Como já tabelado, o cabelo na natureza leva cerca de 500 anos para se decompor, ou seja, se descartado de forma indevida,  pode ocasionar desgastes a natureza, ou até mesmo à sociedade em geral, como consta uma análise feita pela COPASA em que ela cita que um dos maiores causadores de entupimento de canais de despejo são os pelos descartados de forma indevida. Além disso, após o limite de uso do filtro, os pêlos umectados no óleo podem ser destinados a um local de tratamento específico, que com o manejamento correto, envolvendo certas bactérias e temperaturas, consegue transformar aquele resíduo em fertilizante natural, podendo ser reaproveitado mais uma vez, e absorvido naturalmente pela flora.
Por fim, além de possuir diversas consequências benéficas ao meio-ambiente, ser de fácil montagem e aquisição, o projeto ainda possui um valor de construção orçado muito baixo, devido ao seu esquema de ligação simples e baseado em tubos e conexões PVC, permitindo ao filtro ter uma grande capacidade de se tornar comercialmente viável e adaptável.


1.2- PLANO DE AÇÃO


SEMANA 1:
O grupo coletará cabelo em salões de beleza e barbearias e também fará o orçamento dos materiais utilizado nos protótipos.


SEMANA 2:
Estudo de diferentes tipos de encanamentos de pias para o processo de adaptação e acoplamento do filtro.


SEMANA 3:
Será realizado o desenho técnico dos protótipos e dos projetos finais.


SEMANA 4:
Compra do material necessário, construção dos protótipos e inicialização dos testes incluindo diferentes tipos de óleos, tanto vegetal quanto mineral para análise de rendimento.


SEMANA 5:
Análise detalhada dos resultados obtidos para escolha do método de filtração ideal.


SEMANA 6:
Testes finais, utilizando a peça finalizada, juntamente com os óleos selecionados de acordo com o teste de eficiência.


SEMANA 7:
Correção de possíveis erros e conclusão do projeto.
1.3- PLANO DE MONITORAMENTO / AVALIAÇÃO
Após discussões entre o grupo, foram observados alguns erros que podem se apresentar durante a realização das fases tanto de construção quanto de testes do projeto em questão, como:

  • Presença de vazamentos entre as ligações do filtro e dos encanamentos;
  • Supersaturação dos fios de cabelo;
  • Perda de fios de cabelo para o fluxo de água e óleo;
  • Baixa eficiência da filtração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário